terça-feira, 3 de setembro de 2013

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO DE 2013 - Mês da Bíblia - Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas


Diz-nos o Documento de Aparecida nos diz: “Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja. A Sagrada Escritura, ‘Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo’, é, com a Tradição, fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo... É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda nossa vida na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
Nesse aspecto, desde algumas décadas, tornou-se tradição, na Igreja no Brasil, ser o mês de setembro dedicação à espiritualidade, à oração, ao incentivo da Leitura Orante da Bíblia. Assim, o Mês da Bíblia, criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. Propondo um livro – ou parte dele – para ser estudado e refletido a cada ano, o Mês da Bíblia tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda pastoral.
Fixando nosso olhar na esteira desse pensamento, bem nos diz e nos aponta um dos mais estudiosos da Bíblia, o biblista e frei carmelita Carlos Mesters: “Ao ler a Bíblia, o povo das Comunidades traz consigo a sua própria história e tem nos olhos os problemas que vêm da realidade dura da sua vida. A Bíblia aparece como um espelho, ‘símbolo’ (Hb 9,9; 11,19), daquilo que ele mesmo vive. Estabelece-se uma ligação profunda entre Bíblia e vida que, às vezes, pode dar a impressão de um concordismo superficial. Na realidade, é uma leitura de fé muito semelhante à que faziam as primeiras comunidades (cf. At 1,16-20; 2,29-35; 4,24-31) e os Santos Padres”. E continua: “É nela que penduramos todo o nosso trabalho”.
Para este ano, o tema do Mês da Bíblia é “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas”, e o lema indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) sublinha: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido” (Lc 15).
O aprofundamento do Evangelho de Lucas, do Ano C, lido na liturgia dominical, nos motiva para vivenciar com intensidade o mês da Bíblia e nos direciona com fecundidade no ensinamento de quem almeja se tornar verdadeiramente um discípulo missionário.
O tema escolhido releva ainda os cinco aspectos fundamentais do processo do discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão propriamente dita.

Que Nossa Senhora, a quem meditava a ‘guardava tudo no seu coração’ ( Lc 2,16-21), ajude-nos a meditar e a colocar em prática os ensinamentos de Deus contidos na Bíblia.

Por: Padre Francisco Santos Lima, Missionário Redentorista

Fonte: http://www.paroquiaguaratuba.com.br/

Mais informações »