sábado, 16 de março de 2013

As forças do mal, nunca prevalecerão sobre a Igreja de Cristo.

Professor Marcos José

            AS FORÇAS DO MAL, NUNCA PREVALECERÃO SOBRE A IGREJA DE        CRISTO.

Caríssimos irmãos, a Igreja  Católica Apostólica Romana, experimenta dois momentos importantíssimos, a renúncia do Papa emérito Bento XVI, e a eleição para o Ministério Petrino do Papa Francisco I. O primeiro se responsabilizou pela manutenção da integridade da Doutrina Católica, e cumpriu sua missão, por mais que muitos fossem contra, ele cumpriu sua missão;  e o segundo pelo nome escolhido, posso me arriscar em dizer que se responsabilizará, em trazer a espiritualidade tão esquecida, a fraternidade tão corrompida pela falsidade, o silêncio e a reflexão, tão perturbados, pelo barulho  da imoralidade, e as ideologias que conduzem à morte.
Alguns dizem, que a Igreja tem que se modernizar, tem que mudar, acompanhando o ritmo  alucinante do mundo globalizado, mas eu pergunto, vivemos uma modernidade teológica, ou um retrocesso antropológico? É Deus que deve se render  ao  homem que vem fundamentando  sua vida  no relativismo da verdade, na permissividade de absurdos, e na libertinagem destrutiva ? É importante que muitos saibam que A Palavra de Deus, nunca  estará desatualizada, pois ela nos propõe e ensina caminhos de Vida, nos propõe e ensina a verdadeira liberdade, nos propõe e ensina os verdadeiros valores de respeito fraternal e relacional humano.  O beato Papa João Paulo II, dizia que “quanto mais o homem se afasta de Deus, mais se aproxima do seu nada....”, e essa é a realidade do mundo, que vem a cada dia se unindo  ao profano, e se afastando do Sagrado, relativizando ou humanizando a palavra de Deus, e “absolutizando” ou divinizando a palavra do homem.  Vivemos hoje a cultura do medo, do individualismo, da morte, da desunião, da mentira, da segregação disfarçada,  da corrupção desmedida, da falta de compromisso, do poder pela força, do mercenário profissional,  da caridade interesseira, da desestruturação da família, célula mater da sociedade.  Será que é a Igreja que deve se modernizar, ou o mundo deve evoluir?  Será que não estamos percebendo que sem Deus não somos nada? Será que continuaremos a viver como se não fossemos morrer e nem termos que prestar contas a Deus? Iremos continuar a beber água de esgoto do mundo, deixando de lado a Água Viva que Deus nos concede pela Igreja?  Tem uma música que no seu título ilustra perfeitamente esse momento de reflexão, “A  decisão é  tua”, a decisão é NOSSA. Com toda a certeza não é a Doutrina de Cristo que precisa ser mudada, é a nossa pouca vergonha, é a nossa pouca fé.
Papa emérito Bento XVI, Obrigado pela vossa galhardia e coragem, de ir contra muitas vozes, que pediam a mudança na Doutrina de Cristo, como forma de justificação de erros  inseridos no mundo.
Papa Francisco I, seja bem vindo e nos ajude, com a força do Divino Espírito Santo, a encontrarmos com coragem e perseverança, urgentemente as pegadas de JESUS.

Seu irmão, em Cristo, que como você precisa mudar, e muito
Marcos José de Oliveira – EJM
Escravo de Jesus por Maria                     


Mais informações »

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ensino religioso, resumo sobre as Encíclicas do Beato Papa João Paulo II


professor Marcos José

 ENSINO RELIGIOSO,  RESUMO SOBRE AS  ENCÍCLICAS DO BEATO PAPA JOÃO PAULO II

Caros irmãos e irmãs em Cristo, em vista de tanto desconhecimento dos documentos da Igreja Católica por parte de muitos e pela existência de tantas mazelas, com humildade e me sujeitando à correção do Magistério da Igreja,  escrevo de forma resumida, sobre algumas encíclicas do beato Papa João Paulo II  (Karol Wojtyla).
A expressão latina LITERAE ENCYCLICAE, significa, “Cartas Literárias”. As encíclicas constituem uma categoria particular de cartas apostólicas. Sua principal característica é que elas são dirigidas aos bispos e ao conjunto do povo cristão. São utilizadas para corrigir os erros relativos ao dogma, para postular os valores da doutrina divina, para exaltar os modelos de pessoas como a Virgem Maria, entre outras. Desde o pontificado de João XXIII, as encíclicas são igualmente dirigidas aos que não são cristãos. A primeira encíclica data de 1740, durante o pontificado de Benedito XIV, mas seu uso tornou-se habitual a partir de Gregório XIV (1831- 1846).
4 de março de 1979 : REDEMPTOR HOMINIS – Sobre a dignidade do homem. Esta primeira encíclica de João Paulo II evoca o lugar que o homem ocupa no mundo contemporâneo e o seu destino redimido pela crucificação de Cristo. Recorda também alguns princípios da ortodoxia doutrinal (reta e Fiel), normas e estatutos litúrgicos, celibato eclesiástico e confissão dos pecados.
30 de novembro de 1980: DIVES IN MISERICORDIA – Misericórdia de Deus. Sobre a caridade. O papa aborda, neste texto, tudo o que tem relação com a misericórdia divina, tanto no Antigo como no Novo Testamento, assim como o Papel desta misericórdia dentro da missão da Igreja Católica.
14 de setembro de 1981: LABOREM  EXERCENS – Trabalhadores e Sindicalismo. Sobre o trabalho. Este documento destaca o conflito entre o trabalho e o capital, reafirmando a superioridade do primeiro sobre o segundo, assim  como os direitos dos trabalhadores, de modo particular a legitimidade dos movimentos de greve, dos quais entretanto não se pode abusar. Quanto ao desemprego, o papa considera que é um mal, e quando alcança certas dimensões, pode se converter em uma verdadeira calamidade social.
18 de maio de 1986 : DOMINUM  ET VIVIFICANTEM – Espírito Santo. Sobre os sacramentos. Invoca a presença do Espírito Santo no coração da Igreja e do mundo.
25 de março 1987 : REDEMPTORIS MATER : A redenção da Virgem  Santíssima. Essa encíclica trata do posto que a Virgem Maria ocupa na Igreja e inaugura o ano Mariano.
30 de dezembro de 1987 : SOLLICITUDO REI SOCIALIS – Questões Sociais. Sobre a doutrina social. Foi redigida para comemorar o vigésimo aniversário da encíclica Populorum  Progressio, publicada por Paulo VI, afirma a solidariedade entre os homens como única solução para a pobreza no mundo.
7 de dezembro de 1990 : REDEMPTORIS MISSIO – Valor permanente do conceito missionário. Sobre as missões. A Igreja é essencialmente missionária.
1 de maio de 1991 : CENTESIMUS ANNUS – Centésimo ano. Para comemorar o centenário da encíclica de Leão XIII, consagrada a condição operária, que penava com tamanhas injustiças.
5 de outubro de 1993 : VERITATIS SPLENDOR -  Fundamentos da moral. Está encíclica questiona sobre os fundamentos da moral católica, diante de tamanha atração por parte de muitos pelo profano  oriundo da imoralidade.
30 de março 1995 : EVANGELIUM VITAE – Defesa dos valores. Está encíclica denuncia o aborto, a eutanásia, a anticoncepção, a procriação artificial e a manipulação dos embriões que segundo o papa, revelam uma cultura da morte. Qualificando os tiranos, que são os Estados que autorizam tais práticas.
Escrever, ditar, corrigir e assinar, tarefas próprias de todo chefe de Estado que  governa, após revisar os expedientes que o apresentam seus colaboradores mais próximos. O Papa, chefe espiritual, tem que meditar sobre os aspectos doutrinais da fé. É importante observar o quanto são atuais as encíclicas.
Queridos  irmãos, creio que devemos dispor os nossos corações para a busca contínua de Deus. Pelo que percebo, o crescimento da intelectualidade, retirou Deus da História. A intelectualidade sugere aos seus  súditos, que pensam que são senhores, que crer em Deus não é razoável, que a fé é um argumento de segunda grandeza ou seja insignificante. Confesso que eu já integrei este grupo de enganados , mas hoje não penso mais assim. A crença no Sagrado exige muita grandeza humana. Crer em Deus é muito mais sofisticado que não crer. A crença em Deus requer sensibilidade e amor verdadeiro, ao passo que o ateísmo não exige muito esforço, pois a cegueira os conduz.
Deus nos fala, ouçamos : “ Vinde a mim, vós todos! Almas privilegiadas, teólogos de profunda ciência divina, místicos com sua experiência de Deus, padres com zelo pastoral, religiosos consagrados pelos votos, todos os que lutam, os que caem, os que carregam a cruz do sofrimento, das injustiças, todos os que são pobres e pequenos, os que são ignorados pelos grandes deste mundo. Caminhem filhos amados juntos, em direção ao meu Sagrado Coração, e nele encontrarão a verdadeira Paz e o descanso para vossas almas”.

Seu irmão em Cristo, Paz e Bem
Marcos José de Oliveira - EJM
Escravo de Jesus por Maria.

Mais informações »

sexta-feira, 1 de março de 2013

Século XXI - a modernidade profundamente perturbada


Professor Marcos José


SÉCULO XXI- A  MODERNIDADE  PROFUNDAMENTE  PERTURBADA

Caros irmãos e irmãs, peregrinos nesta terra, não encontramos aqui morada segura. As tempestades deste mundo ameaçam nossa segurança: filosofias anticristãs, ideologias desumanas, correntes do hedonismo(prática do absurdo, sem medo), crianças mal nutridas e famintas, doentes que não são tratados com dignidade, vidas que se perdem por nada, permissividade na moral, libertinagem dos costumes, menosprezo de nossos bons princípios e da fé, atitudes de egoísmos e vaidades que conduzem facilmente até mesmo nós os renascidos no batismo para uma nova vida, a nos esquecermos totalmente do compromisso com Jesus, que é a Verdade, o Caminho, e a Vida, e escolhermos e nos lançarmos na mentira, no descaminho e na morte, ofertados pelo pecado. Quanta divisão, rixa entre nós, perdemos o senso de que quando assumimos alguma pastoral, ou movimento, é para servir, é para ser a visibilidade de Jesus para os irmãos, é para usar de misericórdia e exercer o acolhimento misericordioso, e não se deixar tomar por vaidades e ficar com fofoquinhas, querendo fazer da igreja uma instituição empresarial, pois saiba que a IGREJA é, e sempre será uma instituição que busca formar na santidade, que serve ao Céu e não aos caprichos de cabeças separadas por ambições, lutas por posições de destaque, que ficam enchendo o ouvido dos sacerdotes que foram consagrados para ouvir confissões, com mentiras e acusações maldosas. É PRECISO NOS CONSCIENTIZARMOS, QUE TEMOS QUE LEVAR AS MARAVILHAS E BENÇÃOS CONCEDIDAS POR DEUS À SUA IGREJA AO MUNDO, E NÃO TRAZER AS DESGRAÇAS E MALDIÇÕES DO MUNDO PARA DENTRO DE NOSSAS IGREJAS. PRECISAMOS PARAR  DE JULGAR O OUTRO, POIS NÃO SOMOS NADA PARA TAL  ATITUDE, É PRECISO USAR  SIM DE MISERICÓRDIA, AMOR E RESPEITO.  É preciso termos a humildade de reconhecer, que todos são chamados para receberem a Salvação, e mesmo aqueles mais distantes da fé e da comunidade eclesial, desses nos devemos nos aproximar com misericórdia, e não nos afastarmos com julgamentos.  Com o Batismo, o Espírito Santo enxertou em nossa alma a semente da vida divina e da santidade. Batizados em Cristo, renascidos para a nova vida dos filhos de Deus andamos tantas vezes indiferentes à nossa vocação sublime, não deixando que a semente da santidade desenvolva em nós e que chegue à plena floração. O Coração de Jesus ensina-nos a amar, desperta as energias do amor em nossa alma adormecida no esquecimento e na mediocridade. Irmãos abramo-nos  à mensagem do amor que o Filho de Deus trouxe para este mundo em sua Encarnação, nossa vida ganhará forças renovadoras. E levados pelas correntes do amor divino, busquemos viver nossa vocação, pois “essa é a vontade de Deus, a nossa santificação”(1 Ts 4,3).
Oremos juntos :  Meu Jesus, dai-me amor perfeito, o amor da cruz! Não o amor daquelas cruzes heróicas, cujo brilho alimenta na vaidade o amor próprio, mas o daquelas cruzes comuns, das quais está cheia a vida e com as quais nos encontramos a toda hora, no caminho de nossa vida: a contradição, o insucesso, a solidão, a ingratidão, incômodos de toda espécie: a frieza e impaciência de alguns, recusa e desprezo de outros; as doenças do corpo, as trevas no espírito, a mudez e a frieza do coração.
Só então sabereis que eu vos amo, ainda que eu mesmo não o saiba, nem sinta. E isso basta para mim. Sim Senhor, sem um senão nem um mas, sem exceção cumpra-se em mim perfeitamente a vossa vontade. Nem vos peço outra coisa. Amém.

Seu irmão em Cristo Paz e Bem
Marcos José de Oliveira - SJM
Servo de Jesus por Maria.

Mais informações »