quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Seja bem-vindo



Seja bem-vindo ao Blog da Paróquia São Sebastião de América Dourada – BA. O objetivo deste blog é anunciar a palavra de Deus e informar sobre os acontecimentos da vida da paróquia. Jesus te abençoe e te guarde.


Mais informações »

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião 2013 - Prevenido

Festa de São Sebastião 2013 Comunidade 
de  Prevenido - América Dourada - BA

 As novenas tiveram o início no dia 12 de janeiro de 2013, com a presença do Padre José Cordeiro, o tema central A FÉ CRISTÃ, serviu como pano de fundo para os demais temas que foram desenvolvidos durante as nove noites, tendo como base O Credo Niceno-Constantinopolitano.
Contamos com as agradáveis presenças dos padres José Cordeiro, Gildoneto, Cláudio e do Seminarista Rogério, do Professor Marcos José, do Irmão e amigo Clóvis Galvão  e na última noite o membro da própria comunidade Jaime Rocha.
A festa Sole aconteceu no dia 21 com a presença de diversas comunidades e a presidência do Padre Clécio e com a seguindo programação: 10:00h, casamentos, 14:00h batizados, 15:00 louvor, 16:00h missa solene, 17:30h procissão, 18:30h leilão e para concluir um louvor com músicas do Padre Zezinho.
A comunidade participou de forma entusiasmada de todas as noites, a igreja esteve sempre cheia e na festa solene, contamos com diversas comunidades que enviaram suas caravanas para abrilhantarem a festa.
Obrigado a todos que participaram, é Deus quem nos anima e é Ele quem nos recompensa pelo empenho em colaborar e participar da vida da nossa paróquia. 
















Mais informações »

Perpétuo Socorro da Perpétua Miséria


         
PERPÉTUO SOCORRO DA PERPÉTUA MISÉRIA

Olá, Caríssimos irmãos, neste dia em que lhes escrevo essa Mensagem de Fé, ao acordar e procurar por notícias, deparo-me com essa tragédia que foi o incêndio na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a qual tragédia vitimou muitos jovens, e entristeceu e fincou um espinho no coração de muitas famílias. Este é um momento de reflexão sobre que cuidados estamos tendo na orientação dos nossos jovens sobre os perigos da vida, e de muitas e profundas orações de intercessão pelas famílias, e orações de sufrágio pelos nossos jovens irmãos falecidos. E ao notar o nome da cidade SANTA MARIA, me senti tocado profundamente, em escrever essa Mensagem de Fé, falando sobre a Mãe do Perpétuo Socorro.
A Santa Igreja nos ensina em sua Liturgia da Missa, na festa de Maria Auxiliadora, 24  de maio, que Deus constituiu na Bem aventurada Virgem Maria “um perpétuo socorro para defesa do povo cristão”.  Porque profetizava a Virgem que todas as gerações Lhe haviam de chamar Bem aventurada??  Porque seria Ela, para todas as gerações, um Perpétuo Socorro.  O título de “Perpétuo Socorro”, inspira total confiança.
A Mãe do Perpétuo Socorro não assiste indiferente à agonia e sofrimentos de seus filhos. Se o pensamento, ou os momentos de morte nos horrorizam, tenhamos confiança, em Nossa Senhora e nunca seremos desamparados. A Mãe não abandona o filho no sofrimento, fica ao seu lado, carinhosa, solícita, empregando todo o esforço para lhe diminuir a dor e enxugar-lhe o pranto.
Soframos com Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro, como uma criancinha machucada no colo da mãe. Se a amargura vem do pecado, Ela é Refúgio dos pecadores; se nos atinge a doença, um olhar para o Céu: Nossa Senhora é saúde dos enfermos; nas aflições que nos atormentam, a Consoladora dos aflitos será nosso conforto. Não há sofrimento que a Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, não possa aliviar, basta recorrer a Ela com amor, confiança, e abandono de criancinha ferida, no colo da mãe.
Ei você irmão e irmã amados, que está sofrendo, seja lá o que for, Coragem,  chame a Virgem Mãe, e verás, e sentirás que O Perpétuo Socorro virá até você e suavizará a dor das feridas que a cada dia nos fazem os espinhos da vida.
Oremos juntos: Ó Maria, na enfermidade, nas aflições, na dor e na tristeza, nas provas e revezes da vida e na morte, vinde em meu socorro, ó Mãe Carinhosa. Amém
Seu irmão em Cristo, Paz e Bem
Marcos José
Escravo de Jesus por Maria


Mais informações »

TVs e rádios católicas


Mais informações »

domingo, 27 de janeiro de 2013

A Igreja católica



   A IGREJA CATÓLICA

É dever de todo católico amar a Igreja profundamente, pois ela é o meio que Deus Pai escolheu para salvar-nos, depois que o pecado entrou em nossa História. Ela é o corpo Místico do seu filho, no qual Ele nos reúne como uma só família de Deus.
O Papa Paulo VI disse: “A Igreja é o projeto visível do amor de Deus pela humanidade”.   Santo Ambrósio disse que: “Ela é esse navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas” (CIC, 845). O Catecismo da Igreja Católica o CIC, nos ensina que a Igreja é “ a reação de Deus ao caos provocado pelo pecado”(CIC, 761). A Igreja é o instrumento de Deus para destruir todo pecado e todo o mal e trazer toda a humanidade para Deus.
É através da Igreja que renascemos para Deus pelo Batismo,  e só ela perdoa os nossos pecados. É ela, e, somente ela, que nos dá o Corpo e o Sangue do Senhor na Sagrada Eucaristia, para remédio e sustento de nossas forças. É ela que transforma em sacramento e benção a nossa união conjugal;  é ela e somente ela, que nos dá os sacerdotes; é ela que, enfim, nos unge no leito da dor e da morte. É ela que nos levará ao céu; e é por ela que viveremos a eternidade em Deus. Quem a  rejeita, conscientemente, rejeita a própria salvação e o próprio Deus que a instituiu, diz o Catecismo.
São João Roberts, uma das vítimas de Henrique VIII, antes de morrer na forca, gritou para que todos ouvissem: “Fora da Igreja não há Salvação”.
O Papa Paulo VI, declarou: “Quem não ama a Igreja, não ama Jesus Cristo”. E amá-la significa conhecê-la, respeitá-la, obedecê-la, servi-la, e dar a vida por ela, se preciso for.
Infelizmente essa boa Mãe é tantas vezes mau amada por muitos dos seus filhos. Muitos não a conhecem, e por isso não a amam.  A desprezam, a criticam, a ofendem, sem perceber que estão ofendendo e magoando “o próprio Jesus”.
A Igreja é divina e humana, por isso é santa, embora formada por pecadores; mas invencível e infalível quando ensina a fé e a moral, pois tem a assistência do próprio Senhor que nela vive continuamente.
Que estas palavras sirvam de estímulo para aqueles católicos de pouca convicção, que por qualquer erro dos homens da Igreja, já querem abandoná-la e desprezá-la, saibam que Deus não erra e nunca errará, e você está na Igreja por causa DELE, que é o nosso Divino Pai Amado e Adorado.
Oremos juntos:  Meu Senhor e meu Deus eu creio, na Santa  Madre Igreja Católica, mas dai-me uma Fé inabalável no que Ela ensina, e não permita jamais que eu me afaste Dela. Nasci católico, viverei católico, e dai-me a graça de morrer católico. Amém.
Paz e Bem, seu irmão em Cristo Jesus
Marcos José
Escravo de Jesus por Maria.

Mais informações »

Filmes religiosos

Assista aos principais filmes religiosos


Filmes Bíblicos
Novo Testamento

Jesus de Nazaré


Os Atos dos apóstolos


Pedro


Apocalipse de São João


Judas


História de paulo apóstolo



Filmes Bíblicos
Antigo Testamento

Daniel


Jacó

Moisés

A Rainha Ester

O Profesta jeremias


A História de Rute


O Rei Davi

José do Egito


Sansão e Dalila

Filmes Católicos: Avida dos santos

Bakhita-a Santa

João XXIII

Paulo VI

Karol

Santa Clara de Assis

Aparecida O Milagre


Santa maria Goretti

Santo Antônio

Madre Tereza de Calcutá


Padre Pio

Santo Gostinho


Dom Bosco Parte 01


Dom Bosco Parte 02

Mais informações »

sábado, 26 de janeiro de 2013

Downloads Religiosos


Mais informações »

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Criação da Paróquia

Criação da Paróquia São Sebastião em 
América Dourada BA - 11/06/2011
 





















 







Mais informações »

Festa de São Sebastião

Festa do Padroeiro São Sebastião 
 América Dourada – BA – 20/01/2013


De 11 a 20 de janeiro de 2013, a Paróquia São Sebastião de América Dourada – BA realizou com muita alegria a festa do seu padroeiro, refletindo o tema “A Fé Cristã”.
O novenário em honra a São Sebastião foi celebrado com muita fé, onde os católicos rezaram e pediram bênçãos pela intercessão do Glorioso São Sebastião.  Foram nove noites de Santas Missas e animadas quermesses que reuniu a comunidade católica numa festa de muito louvor a Deus e fraternidade cristã.
Fizeram-se presentes nesta solene festa: o Bispo Dom Tommaso Cascianelli, e os padres: José Miranda Sobrinho, Vicente Timóteo, Manoel Martins, Eduardo César, Gercival Vieira,  Vagne Gama,  José Jorge e Marcos Aurélio, além é claro do administrador paroquial Pe. Clécion Gomes Ramada que com muita dedicação e zelo pelo reino de Deus organizou junto com os seus paroquianos esta grande festa.
A cada ano percebemos que aumenta a quantidade de fiéis da Paróquia São Sebastião e também dos municípios vizinhos que participam desta grande festa, é importante ressaltar a grande presença do público juvenil, já que dentro da programação é realizado  um momento de louvor, oração e pregação voltada para a juventude.
Graças a Deus e ao administrador paroquial Pe. Clécion Gomes Ramada, a festa de São Sebastião tem tomado grandes proporções no crescimento e seguimento a Jesus Cristo. Pois incansavelmente ele tem se esforçado ao máximo para levar o povo a uma experiência de fé. Por isso a paróquia louva e agradece a Deus pelo pai espiritual que tem. Que Deus abençoe o Padre Clécion pela sua doação e serviço ao reino de Deus.






Mais informações »

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fotos históricas










Mais informações »

Comunidade São Sebastião


Comunidade São Sebastião - América Dourada.

História da comunidade São Sebastião -  América Dourada - BA

A Igreja Católica em América Dourada iniciou-se juntamente com a formação do povoado.
Ao Chegarem aqui os primeiros habitantes representados pelo casal Teotônio Marques Dourado e sua esposa Amélia da Silva Dourado, ergueram uma pequena Capela e escolheram como padroeiro São Sebastião, cuja devoção remota ao antigo Arraial de São Sebastião, onde residiam antes de virem para esta região e que hoje é a sede do Município de Caturama.
A pequena povoação se estabeleceu as margens do Rio Jacaré e manteve viva a fé católica herdada de seus antecedentes, dando início logo que chegaram a construção da capela, na data provável de 1973.
De pequena dimensão, devido ao tamanho do povoado e ás dificuldades financeiras da época, a capela São Sebastião, era bastante freqüentada pelo povo que se reunia aos domingos, tendo aulas de catequese para as crianças, rezas do terço e do ofício de Nossa Senhora, além das novenas. Nas várias celebrações litúrgicas do ano, a pequena igrejinha ficava lotada, pois o povo demonstrava a fé pelo modo de viver e pela prática da Religião.
Por longo tempo, a Religião católica se manteve como única manifestação religiosa do povoado que depois foi elevado a categoria de vila. Até a cidade de Irecê se tornar paróquia, pertencíamos à Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Morro do Chapéu, cuja diocese era Senhor do Bonfim.
Era costume da época as capelas terem pessoas que cuidavam da limpeza, ornamentação e principalmente das celebrações religiosas com bastante dedicação num período marcado pelas enormes dificuldades financeiras, mas de grande demonstração de fé e amor a Deus. Essas pessoas recebiam o nome de zeladoras.
Amélia da Silva Dourado foi a primeira das zeladoras responsável pela construção da 1ª capela e da aquisição do sino primitivo e da imagem do santo Padroeiro, São Sebastião. Ao morrer foi sepultada na igreja a pedido da comunidade católica em reconhecimento da grande religiosidade, bondade e desprendimento demonstrado por ela. Quis Amélia que a Capela São Sebastião ficasse após a sua morte aos cuidados de uma sobrinha. Maria da Glória Marques França, também muito devota e dedicada à casa de Deus. Ela cuidou com grande responsabilidade e zelo da Capela, e ao morrer passou esse compromisso a sua sobrinha de mesmo nome. Maria da Gloria Marques França, mais conhecida como “Dona Glorinha. Glorinha França era uma pessoa querida de todos, de muito carisma e indiscutível liderança, se mostrou digna da responsabilidade que foi confiada. Era  zeladora da Igreja, catequista, cuidava dos doentes, ajudava aos mais pobres e procurava atrair ás pessoas á prática da religião e a recepção dos sacramentos. Empreendeu em 1946, a ampliação da Capela ao tamanho e a altura que se encontra hoje. Nenhuma cidade da região teve uma capela primitiva em tal proporção, isso foi uma grande demonstração  de fé e amor a Deus. Além do trabalho realizado em prol da igreja e da sua comunidade,Dona Glorinha firmou a sua grande fé, quando com grande dificuldade empreendeu enormes esforços para ajudar o seu sobrinho, Domingos frança Dourado a ir para o Seminário em Olinda ( Pernambuco) que para sua imensa alegria ordenou-se padre em 06 de Abril de 1947.
Durante sua vida como liderança religiosa teve ajuda de todos, dentre os quais se destacaram bispos, padres e senhores da comunidade que o ajudavam constantemente.
Glorinha França estando muito doente confiou o cuidado da igreja a sua sobrinha e afilhada Maria Bernadete, conhecida por todos por Dona Dete, que por sua vez correspondeu ao chamado de Deus para zelar com total esmero de sua pequena Igreja, ensinando o catecismo, promovendo a prática da religião, cuidando com toda dedicação à causa da Evangelização, sendo muito ajudada e apoiada por toda a comunidade especialmente por Afra Dourado, Rosália de Castro Dourado,Alda Maria de Oliveira, conhecida como Dadá. Merece também grande destaque na história dessa Igreja a pessoa de Cândido Borges, que foi noiteiro e devoto de São Sebastião por cinqüenta e nove anos ininterruptos sendo o doador da imagem do padroeiro que se encontra no altar da Igreja de São Sebastião atualmente.
Cabe aqui ressaltar a grande contribuição do ilustre Pe. Domingos França Dourado, por ser o primeiro padre da cidade que muito lutou pelo desenvolvimento de sua terra natal, pela Igreja de São Sebastião e para que a cidade de América Dourada pudesse se tornar  paróquia.
Coube a ele o incentivo para a construção da casa paroquial ajudando bastante também em sua construção, a melhoria da Igreja, preocupando sempre com a parte material sem deixar de lado a parte espiritual em sua essência .

Fontes Orais – José  de Castro Dourado, Maria Bernadete Dourado Pimenta, Maria das Graças Dourado Pimenta


Mais informações »

Festa de São Sebastião

Festa de São Sebastião - Paróquia de
 América Dourada - BA - 20/01/2013


























































Mais informações »