terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pastoral do Batismo




Dias do Curso preparatório de Batismo para pais e padrinhos na paróquia. (Aguarde, logo estrá disponível os dias de curso).






O que é o  Batismo





Os Sete Sacramentos da Igreja

-
"Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naquele que os recebem com as disposições exigidas.
A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos ministros ordenados.
O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé.
O fruto da vida sacramental é ao mesmo tempo pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho."
Sacramento são gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente. Os sacramentos são, por conseguinte:

  • Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;
  • Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
  • Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
  • Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;
  • Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.

Sacramento
Situação da vida
Tipo
O que acontece
Nascemos para fé
Iniciação Cristã
Começamos a fazer parte da grande família que é a Igreja
Crescemos como Cristãos
Iniciação Cristã
Assumimos com mais maturidade o compromisso na Igreja
Precisamos de alimentos para fé e a vida em comunidade
Iniciação Cristã
Recebemos o corpo de Cristo unidos a todos os irmãos
Erramos e nos arrependemos
Cura
Recebemos o perdão de Deus na comunidade
Somos atingidos pela doença
Cura
A graça de Deus e o caminho da Igreja ajudam o doente que sofre
Alguém sente vocação de serviço total a Deus e ao irmão
Serviço
O Cristão se torna sacerdote a serviço da comunidade
Homem e mulher se amam e querem se casar
Serviço
Os dois se comprometem a viver seu amor como cristãos de verdade

Batismo e sua importância na vida do batizado


Nossos pais nos deram a vida natural do corpo, mas Deus nos dá a alma e nos destina, além disso, a uma vida sobrenatural; nascemos privados dela pelo pecado original, herdado de Adão.

O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar.

Segundo o plano de amor do Senhor, o batismo é necessário para a salvação.

O que é o batismo?

É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus.

Por que o batismo é o primeiro dos sacramentos?

É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.

Que efeitos produz o batismo?

Os efeitos que o batismo produz são: perdoa o pecado original, e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nos dá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja.

O Batismo é necessário para a salvação?

Segundo o plano do Senhor o batismo é necessário para a salvação, assim como a própria Igreja, à qual o batismo introduz.

Quem pode batizar?

Ordinariamente podem batizar o bispo, o sacerdote e o Diácono, mas em caso de necessidade qualquer pessoa que tenha intenção de fazer o que a Igreja faz.

Como se batiza?

O batizado se realiza derramando água sobre a cabeça e dizendo: "Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".



Significado dos Símbolos do Batismo


EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

NOME (APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA)

O nome da criança é muito importante. Ele representa que é o único para Deus e para a humanidade. Valorizar o nome de alguém é reconhecer a sua dignidade. No evangelho Jesus nos diz que o pastor chama cada uma das ovelhas pelo nome e caminha na frente delas. Deus é assim: Ele chama cada um por seu nome e guia o seu caminho.

O SINAL DA CRUZ

É o sinal do Cristo salvador, sinal da vida que vence a morte. A cruz, na época de Jesus, era um instrumento de condenação. Os que não cumpriam as leis, que cometiam algum crime eram crucificados. Quem era pregado na cruz não tinha direito à sepultura, ficava pregado na cruz até que o corpo fosse sendo consumido pelo tempo e comido pelos animais e aves. Era um jeito bárbaro de amedrontar as pessoas que transgrediam as leis.

O Filho de Deus participou da pior condenação. Foi acusado de subversivo. Se opôs a normas e leis que impunham um fardo pesado incapaz de ser carregado pelos pobres.

Foi condenado à morte e morte de cruz. Mas nela não permaneceu, pois ressuscitou. A partir desse momento a cruz não é mais sinal de morte e condenação, mas sinal de vida, de libertação, salvação e vitória. Por isso a criança é marcada com o sinal da cruz, o sinal da vitória da vida sobre a morte.

INVOCAÇÃO DOS SANTOS

A Igreja terrestre une-se a Igreja  Celeste para receber esta nova vida e interceder a nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens,  Jesus Cristo.

UNÇÃO COM ÓLEO

Na celebração do batismo a criança é ungida duas vezes: no peito e na cabeça.

Quando a criança é ungida no peito lembramos que o Cristo deve penetrar na vida da criança  como o óleo penetra no seu peito. Depois, no final da celebração a criança é ungida de novo, mas na cabeça. Com esta unção lembramos que o batizado participa da mesma missão de Jesus: Sacerdote, profeta e rei. Como sacerdote oferece sua vida,se doa, como profeta se torna porta vos de Deus anunciando sua palavra e como rei serve como Jesus serviu, lavando os pés dos discípulos.

Na Bíblia as pessoas eram ungidas para cumprir uma grande missão. No Batismo a unção vai lembrar que aquele que está sendo batizado deve ser um cristão lutador, que vai combater as forças do mal. O cristão, aquele que foi batizado não pode ser omisso, ficar em cima do muro. Ele foi ungido para a missão, para ser participante da Igreja de Cristo.

O óleo é abençoado na Missa dos Santos óleos na quarta-feira da semana Santa .


PROFISSÃO DE FÉ

O batismo não é um ato social, mas deve brotar da fé dos pais e padrinhos. Por isso durante a celebração do batismo somos chamados a renunciar tudo o que não presta, o pecado. Depois de renunciar o pecado somos chamados a professar a fé que queremos para nossos filhos e afilhados

ÁGUA

A água é outro elemento que a natureza nos oferece e que usamos no batismo. A água é o elemento purificador, que lava, limpa e renova. Ela faz germinar a semente, é fonte de vida.  Sem água tudo morre.

Na Bíblia encontramos diversas citações onde Deus salva o povo por meio da água.

Moisés, quando criança, foi salvo das águas do Rio Nilo. O povo Hebreu ficou livre da escravidão do Egito ao atravessar as águas do Mar Vermelho. O próprio Jesus foi batizado nas águas do Rio Jordão.

O batismo é um mergulho na vida divina. Aquele que preside a celebração derrama  a água na cabeça da pessoa (criança ou adulto) dizendo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Somos batizados em nome da Santíssima trindade. Por isso, sempre que fazemos o sinal da cruz lembramos o nosso batismo.

VESTE BRANCA

O batismo é um novo nascimento. Aquele que foi batizado desveste-se do homem velho e reveste-se do ressuscitado. A veste branca simboliza que o batizado se revestiu de Cristo (Gl 3,27); ressuscitou com Cristo. De todo batizado a Igreja pede que mantenha essas vestes brancas (a vida de Cristo) “imaculadas até a vida eterna”.

LUZ (VELA)

Quando nos falta a luz a escuridão nos faz tropeçar, cair. No rito da celebração a vela que é entregue aos pais e padrinho é acesa no círio pascal. O círio pascal foi aceso no Sábado Santo quando celebramos a ressurreição de Jesus, a vida que vence a morte, a luz que vence as trevas. Do Cristo-luz, do Cristo vencedor é que recebemos a luz que nunca deve se apagar. Eis as palavras do Padre ao entregar a vela acesa: “A vocês pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz para que estas crianças iluminadas por Cristo, vivam sempre como filhos da luz e, perseverando na fé, possam sair ao encontro do Senhor, com todos os santos quando ele voltar”.

Portanto, somos filhos da luz e não caminhamos por entre as trevas. Fomos iluminados e teremos também que iluminar a vida dos outros; “Vós sois a luz do mundo.. brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus” (Mt 5,14-16)

ÉFETA

Palavra Grega que significa abra-te , para ela ouvir a palavra de Deus e anunciá-la ( O sopro ) - Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocês. Tendo falado isso: soprou sobre os apóstolos, dizendo: Recebam o Espírito Santo. Quando chegou o dia de Pentecostes, o sopro de um forte vendaval precedeu a chegada do Espírito.


DOCUMENTO - (PAI-NOSSO) - Atendendo ao pedido de seus discípulos (“Senhor, ensina-nos a orar”).  Jesus lhes confia a oração cristã fundamental do Pai-Nosso“ A Oração  Dominical é o resumo de todo o Evangelho”, a mais perfeita das orações. Está no centro das Escrituras.Porque vem do Senhor Jesus, Mestre e Modelo de nossa oração.

CONSAGRAÇÃO Á NOSSA SENHORA

Neste dia em que estas crianças entram na Igreja pelo Santo Batismo , vamos confiá-las a especial proteção de Maria , mãe de Deus e dos Discípulos de Jesus.


Explicação da Celebração do Batismo , parte prática.


Os Pais e padrinhos participarão da  Missa das 10:30 onde entraram em fila na frente do Padre  no inicio da missa.

Os bancos estarão reservados somente para os Pais e Padrinhos.

  NOME

 O Padre vai chamar o nome da criança para apresentá-la para comunidade, levantar a criança , não precisa sair do lugar.

 SINAL DA CRUZ

 O padre vai até ao banco e faz o sinal da cruz na testa da criança e em seguida os pais e padrinhos também fazem o mesmo gesto.

Terminada a missa aguardar no banco para a equipe do Batismo organizar o local, vocês receberam um folheto onde devem responder a parte em negrito.

 INVOCAÇÃO DOS SANTOS

 No folheto da celebração inicia-se com alguns Santos, onde a assembléia responde; rogai por nós ..

 UNÇÃO PRÉ-BATISMAL

 O padre vai até o banco ungir a criança com o óleo  , é necessário que  abra a roupa  da criança para facilitar a unção.

 ORAÇÃO SOBRE A AGUA

 O Padre  fará uma oração sobre à água.

 RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

 Pais e Padrinhos terão que renunciar o mal e professar a fé  em Deus , onde será respondido ( Renuncio e depois Creio ) pois neste momento  a renúncia e a fé são particular,  o que faz valer o Batismo da criança é a fé dos Pais e Padrinhos e da Igreja.

 BATISMO (ÁGUA)

 Na hora do Batizado será chamado por ordem de banco, acompanhemos ;

 - A madrinha segura a criança , o padrinho fica ao lado e os pais atrás dos Padrinhos , com as mãos nos ombros dos Padrinhos.

- Em seguida voltar para o banco e acompanhar a celebração em silêncio.

- As fotos são permitidas mas sem exagero, pois o batizado é mais importante que as fotos,

 UNÇÃO PÓS-BATISMAL

 O Padre vai até o banco e unge a cabeça da criança.

 VESTE BRANCA

 O Padre  pode usar uma toalha  Branca ou sua própria Estola colocando na cabeça da criança, não é necessário a criança  vir vestida de branco.

  VELA

 O Pai  vai em fila até o Círio e ascende a vela onde mostrará ao seu filho no momento que o Padre fizer a oração e depois pode apagá-la, na ausência do Pai vai o Padrinho .

 ÉFETA

 O padre vai tocar o ouvido e a boca da criança e dar um sopro.

 CONSAGRAÇÃO Á MARIA

O padre vai rezar fazendo a consagração a Nossa Senhora, continuar no lugar.

BENÇÃO FINAL

O Padre fará a oração final , aguardar nos bancos a entrega do Certificado de Preparação e da Lembrança do Batismo.





O papel dos padrinhos de casamento e batismo

O convite para que um casal seja padrinho de batismo, ou para amigos como padrinhos de casamento, não deve ser apenas uma homenagem social aos que estão sendo convidados. Claro que costuma ser essa a primeira motivação para tal opção, mas, se pararmos para pensar na importância que têm tanto o Sacramento do Batismo quanto o do Matrimônio Cristão, essa não deveria ser a principal razão para a escolha.

No caso de padrinhos de Batismo na Igreja Católica Apostólica Romana, ela orienta que esse casal seja também praticante da mesma Fé, pois ele deverá poder, em caso de necessidade, ou seja, na falta dos próprios pais da criança, suprir essa lacuna no que se refere à educação e à prática religiosa do afilhado. Assim como os pais da criança deverão preferir escolas de orientação religiosa para melhor prepararem os filhos no conhecimento e amadurecimento espiritual, a escolha de padrinhos deve recair sobre um casal coerente com essa mesma exigência espiritual. Uma boa idéia também pode ser a de escolher como padrinhos os próprios irmãos e irmãs mais velhos da criança. Por experiência própria, vivemos na nossa família essa “escadinha”: entre 6 irmãos, os dois mais velhos, irmão e irmã, são padrinhos de Batismo do 5º filho dos nossos pais, e o 3º filho e a 4ª filha, padrinho e madrinha do caçula. Sempre cultivamos entre nós, mesmo quando tínhamos os dois pais vivos, um sentimento especial de proteção como afilhados e padrinhos, já que somos espiritualmente ainda mais ligados por esses laços supra-fraternos.

No caso de os pais não terem uma fé definida, de não praticarem uma determinada religião, parece de bom senso que os padrinhos, sendo Católicos, sugiram aos pais que lhes permitam introduzir o afilhado no conhecimento de sua Fé. Essa frequência às aulas de Catecismo em preparação para a Primeira Comunhão, e às que se seguem, na Perseverança, e à preparação para os outros Sacramentos da Igreja, à medida em que vão crescendo física e espiritualmente, além de trazer todos os benefícios da GRAÇA DE DEUS para esses afilhados bem orientados, também poderá levar à felicidade de que os próprios pais, observando a segurança e o desenvolvimento espiritual nos filhos, possam optar livremente por conhecerem melhor a Igreja e iniciem seu próprio caminho de enriquecimento espiritual na Fé de Cristo.

Do mesmo modo, no que se refere ao Matrimônio Cristão, um casal ou pessoas convidadas para serem padrinhos de casamento seriam escolhidos entre seus familiares, amigos íntimos, e pessoas com capacidade de exercerem uma influência positiva, amadurecida, junto ao casal durante sua vida. Quantas vezes tanto o marido quanto a esposa podem precisar desabafar, se aconselhar com alguém que os conheça e possa ajudar, ou mediar em conflitos que naturalmente aparecerão em uma relação delicada e profunda como essa, que se espera seja duradoura, e que prospere dentro de um clima de compreensão, com os ajustes necessários de ambas as partes, pela aceitação das diferenças do outro e da sua bagagem pessoal familiar, priorizando os pontos positivos do cônjuge.

É sem dúvida uma honra e uma emoção muito grande ser alvo dessa escolha privilegiada na vida de alguém, mas não se pode deixar em segundo plano a importância real dessa preferência, para que possa haver participação e aconselhamento equilibrados por parte dos padrinhos, tanto na vida do jovem casal, quanto no caso de serem padrinhos (pais espirituais capazes de orientar retamente )de uma criança.





0 comentários:

Postar um comentário