sábado, 12 de janeiro de 2013

Nova América


Comunidade São José Operário - Nova América

História da Comunidade São Jose Operário – Nova América

A idéia principal da construção da Capela São José em Nova América foi do Srª Realsilva juntamente com seu esposo Srº Otacílio Marques das Neves que na época reuniram-se com alguns membros da comunidade como: Rosalvo Bento Santana, Henrique Marques Dourado, Saturnino José de Souza, Otacílio Gonçalves Costa, Agenor marques das Neves, Leônidas Correia Borges e Àgda Francisca Davi. A partir desta reunião começarem a trabalhar com a finalidade de arrecadar recursos para a construção da mesma.
O Srº Rsalvo teve uma idéia de fazer um cofre de madeira e colocar no seu estabelecimento comercial para angariar recursos para este fim, sempre que havia reunião dos membros para a prestação de contas dos recursos arrecadas o referido cofre era aberto na presença de todos, entregue o montante arrecadado ao secretário da referida comissão. Como os recursos na época não eram suficientes, tivemos grande colaboração da professora Maria Helena, pessoa brilhante que recém chegada na comunidade reuniu os jovens e com eles realizaram várias ações com a finalidade de arrecadar recursos para ajudar na construção da capela como: uma apresentação teatral, festa junina, com a organização de um Terno de tradições juninas, onde a apresentação percorria todas as residências, dentre outras ações.
Um ponto importante a destacar é que os primeiros materiais usados na construção foram transportados na época pelo Srº. José de Abílio com seu carro de boi.
As primeiras novenas foram rezadas em 1974, na época não tínhamos a imagem do padroeiro São José,usávamos uma imagem cedida pelo Srª. Amada Camacam. Com o passar dos anos fomos  abrilhantados com a doação da imagem do padroeiro São Jose, pelo Padre Juca. A partir de 1974 até a referida data comemoramos com a ajuda de todos os membros da comunidade, e comunidades circunvizinhas os festejos com novenas em louvor a São José.
 Em março de 1974, com a construção da capela inacabada, foi realizada a primeira missa, e primeira festa em comemoração ao padroeiro São José. Na época o presidente da festa foi o Srº. Arnoldo, que com muito esforço realizou um a bela e organizada festa.
Com o passar dos tempos a igreja foi progredindo e assim surgindo mais pessoas comprometidas com a comunidade de fé. É relevante destacar que em virtude dos festejos de São José ocorrerem no mesmo dia na paróquia São José de João Dourado, na comunidade de Soares e em Nova América, o Pároco,daquele tempo em acordo com a comunidade de Nova América decidiu que a festa do padroeiro passasse a ser celebrada no dia 1º de maio e que seria São José Operário em homenagem ao dia do trabalhador, haja vista que São José foi também carpinteiro, e assim resolveria a grande dificuldade que o pároco da época tinha para celebrar em várias comunidades na mesma data.
Hoje a comunidade São José Operário de Nova América avançou bastante no processo de amadurecimento da fé e na caminhada cristã. A Igreja foi ampliada, e já oferece o básico necessário de dignidade nas celebrações e outros momentos comunitários. È  privilegiada, pois há duas missas na semana, sendo na quinta e no domingo. E isso é um ganho, visto que a celebração eucarística é a maior das orações.

Diante da nossa realidade de vida comunitária, queremos com o auxilio do espírito santo e à luz da palavra de Deus continuar firmes no propósito de que Jesus nos confiou, mas sabemos que não é fácil, tendo em vista as nossas limitações humanas.
Queremos a exemplo das primeiras comunidades viver o amor ensinado e vivido por Jesus. Como nos relatam os Atos dos Apóstolos, no primeiro retrato das comunidades, eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir o pão e nas orações.







0 comentários:

Postar um comentário